Bokeh é um dos temas mais populares na fotografia. A razão por ser tão popular é que o Bokeh torna as fotografias visualmente mais atraentes, forçando-nos a concentrar nossa atenção em uma área específica da imagem. A palavra “Bokeh” vem da língua japonesa, que literalmente se traduz como “borrão”.

O que é Bokeh?

Basicamente, bokeh é a qualidade das partes fora de foco ou “desfocada” da imagem produzido por uma lente fotográfica – não é o desfoque em si ou a quantidade de desfoque no primeiro plano ou o fundo do pet/assunto. O desfoque que você está tão acostumado a ver na fotografia, o que separa o pet/assunto do fundo é o resultado da “profundidade de campo.”

A qualidade e a sensação de desfoque no fundo e pontos refletidos de luz, no entanto, é o que os fotógrafos chamam de Bokeh. Está confuso ainda? Ok, então já que somos fotógrafos e seres visuais deixe-me explicar melhor isso usando imagens:

Dicas para fazer um

Sigma Art 135mm f/1.8

O cachorrinho está focado e nítido (o que significa que está dentro da profundidade de campo), enquanto o fundo está desfocado (o que significa que o fundo está fora da profundidade de campo). A profundidade de campo pequena ou “rasa” é o resultado de ficar relativamente perto do objeto, usando uma grande abertura. Você está vendo aqueles círculos redondos brancos atrás na imagem? Esses são reflexos de luz e são circulares porque é assim que a lente os reproduz. Neste caso, a parte suave dessas áreas circulares é o que os fotógrafos chamariam de “bokeh”. Há alguns fotógrafos que argumentam que bokeh é apenas a qualidade dos reflexos circulares de luz, muitos outros, incluindo eu mesma, acreditam que bokeh é sobre a qualidade de toda a área fora de foco, não apenas reflexos e destaques.

O Bokeh bom e o ruim.

Lembre-se, o bokeh é produzido pela lente, e não pela câmera fotográfica. Lentes diferentes processam o bokeh de maneira diferente devido a designs óticos exclusivos. Geralmente, as lentes prime e tele com grandes aberturas produzem um bokeh mais bonito do que as lentes de zoom mais baratas. Por exemplo, a lente Nikon 85mm f / 1.4D produz bokeh excepcionalmente lindo, enquanto a lente Nikon 18-135mm f / 3.5-5.6 produz um efeito bokeh não tão bom, mesmo estando na mesma distância focal e abertura – tudo isso devido a diferenças nos designs óticos de ambas as lentes.

Mais uma vez, eu não estou falando apenas do desfoque de fundo; todas as lentes são capazes de produzir desfoque no fundo, e até mesmo com celulares modernos no modo retrato podemos atingir um belo desfoque no fundo da imagem. Mas nem todas as lentes são capazes de produzir um bokeh bom e bonito.

Então, o que seria um bokeh bom e bonito? Um bom bokeh agrada nossos olhos e nossa percepção da imagem, portanto, o desfoque do fundo deve parecer suave e “cremoso”, com círculos redondos suaves de luz e sem bordas duras. Aqui está um exemplo de bokeh bonito produzido com a lente Nikon 70-200 f/2.8.

Qual e a melhor lente pra fazer desfoque no fundo da foto
Nikon 70-200mm f/2.8

Preste atenção ao fundo suave por trás do pet. As áreas fora de foco parecem cremosas e os círculos são redondos e suaves com belas transições entre as áreas desfocadas. Isso é o que exatamente chamaríamos de um bokeh bonito!

Mais um exemplo de um belo bokeh: 

Sigma Art 135mm f/1.8

Agora que falamos sobre o bokeh bom e bonito, o que seria então um bokeh ruim ou feio? Aquele que a qualidade do desfoque não é agradável aos nossos olhos, com bordas afiadas dos círculos e linhas duplas.

Especialista em Fotografia de pets
Nikon 18-105mm f/3.5-5.6

Formas de Bokeh

A forma da luz refletida em áreas fora de foco depende muito do diafragma da lente, mas a maioria das lentes novas são fabricadas com 9 lâminas redondas produzindo então o bokeh de forma redonda nas imagens. A não ser que o fotógrafo queria usar a criatividade e tentar criar um bokeh com uma forma diferente, como fez a fotógrafa de pets Elayne Massaini nesta foto:

bokeh na fotografia

Então, como conseguir bokeh bom e bonito nas suas imagens?

Bem, como eu disse anteriormente, o bokeh depende do tipo de lente que você está usando. Enquanto as lentes de zoom de custo mais baixos produzirão um bokeh talvez um pouco desagradável aos olhos, já as lentes fixas também conhecida como “prime,  e a maioria das lentes zoom profissionais com aberturas rápidas resultam em um bokeh bonito.

Como saber se a sua lente produz um bom bokeh? Faça este teste: concentre-se no pet/assunto com uma distância muito próxima (o mais próximo possível da lente, mantendo o objeto em foco), certifique-se de que não haja outros assuntos a pelo menos 1 metro e meio de distância. Certifique-se também de estar no mesmo nível do pet/assunto fotografado em si.  Não use uma parede simples ou lisa como fundo – tente encontrar um fundo colorido, e de preferência com algumas luzes.

Por exemplo, uma árvore de Natal é um cenário perfeito para fazer este teste. Fotografe no modo manual ou no modo “Prioridade de Abertura” e defina sua abertura para o menor número. Na maioria das lentes de zoom mais baratas a abertura mais baixa é tipicamente f/3.5, enquanto que nas lentes de zoom profissional e as primes, a abertura chega a ser entre f/1.2 e f/2.8. Quando a abertura estiver definida para o valor mais baixo, tire uma foto do pet/assunto e dê uma olhada no LCD da câmera. O assunto deve estar em foco, enquanto o fundo está desfocado. Se você tiver uma lente boa, o bokeh deve ser suave e difuso, agradável ao olhar, como mostrado nos exemplos. Os reflexos circulares devem ser redondos e suaves, sem apresentar bordas duras.

O que e bokeh?
Nikon 70-200mm f/2.8

E quais as lentes que tem a capacidade de cria um bokeh maravilhoso?

Existem muitas lentes que criam um ótimo bokeh. A maioria das lentes prime rápidas com aberturas de lâmina redonda, como Nikon 85mm f/1.4G ou Canon 85mm f/1.2 II USM, criam um bokeh excepcionalmente bonito. A versão de baixo custo da mesma lente – Nikon 85mm f/1.8G e Canon 85mm f / 1.8 USM também produzem um bokeh bonito. Mas hoje a lente 135mm f/1.8 ganha popularidade entre os fotógrafos por causar um bokeh ainda mais bonito e mais suave do que a 85mm. É a preferida dos fotógrafos aqui nos Estados Unidos! Já na Europa os fotógrafos de pets que trabalham muito com estilo Fine Art preferem usar as lentes prime 200mm ou 300mm para poder desfocar quase por completo o fundo da imagem. Há muitas outras lentes, e  por isso recomendo que você faça pesquisas sobre os diferentes modelos, claro com base nas suas necessidades de fotografia.

Como fazer um desfoque bonito na foto?
Sigma Art 135mm f/1.8
Bokeh é um dos temas mais populares na fotografia, mas o que e?
Sigma Art 135mm f/1.8

Mais alguns exemplos de um belo Bokeh:

Como fazer um desfoque lindo na foto
Nikon 70-200mm f/2.8
Quais a lentes boas para desfocar o fundo na foto? O famoso
Nikon 70-200mm f/2.8

Espero que este post do blog tenha clarificado suas dúvidas quanto ao famoso e desejado “Bokeh”. Mas se você ainda tiver dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários ou pergunte lá no grupo, Aprenda Fotografia Pet, a melhor comunidade de fotógrafos pets no Facebook.

Até a próxima,

Alessandra Sawick

aprenda fotografia pet com Alessandra Sawick

Alessandra é uma fotógrafa brasileira de Londrina, residente nos Estados Unidos há 20 anos. Estudou  Comunicação na William Paterson University, e fotografia no New York Photography Institute, se especializou em Fotografia Pet em Barcelona na Espanha pelo curso Barkelona Pet Photography Retreat. Ela também é certificada como Dog Behaviorist pela CATCH Academy for Dog Trainers, e  há  mais de 8 anos trabalha como fotógrafa em New York & New Jersey.

www.alessandrasawick.com 

 

Let's Connect!

Fique em Contato

Inscreva-se e acompanhe as novidades no mundo da fotografia pet, saiba de novos cursos e receba conteúdos exclusivos.

Let's Connect!

Saiba Mais

Fique em Contato

Inscreva-se e acompanhe as novidades no mundo da fotografia pet, saiba de novos cursos e receba conteúdos exclusivos.

Copyright aprendafotografiapet.com.br © 2018 – All rights reserved

7 DICAS PARA FOTOGRAFAR MELHOR OS PETS

Download Grátis!

Confirme o seu e-mail para receber o download gratuito!