Sempre acreditei que quando ajudamos o próximo contribuímos para tornar o mundo um lugar melhor. Pode ser uma maneira muito egoísta de ver, mas penso que ao ajudar o outro a gente se sente tão bem que acabamos ajudando a nós mesmos!

Fotografia Pet Sao Paulo


Recentemente estive no Brasil ministrando três workshops de Fotografia Pet e apesar de estar com a agenda lotada tirei um tempinho extra para visitar e fazer um trabalho fotográfico voluntário para a AILA – Aliança Internacional do Animal – que é um abrigo de animais sem fins lucrativos localizada em São Paulo. O trabalho que eles fazem é admirável! Fiquei muito impressionada com o tamanho da propriedade e espantada ao ver e sentir que os cães realmente parecem felizes vivendo lá! Como tenho conhecimento do comportamento e psicologia canina, notei que eles não apresentam sinais de estresse nenhum. Sendo honesta, eles parecem verdadeiramente felizes e em paz!


Talvez seja porque o lugar se pareça mais com um santuário do que com um típico abrigo de animais. A ONG é enorme, tem 6 hectares e os cães não estão confinados em canis, como normalmente vejo nos abrigos de cães aqui dos EUA, onde eu moro. Na AILA a maioria dos cães estão livres para passear pela propriedade e viver uma vida normal de cachorro. Alguns outros cães estão em grandes áreas cercadas, que ainda lhes dão muito espaço para passear, brincar, correr e novamente, ser apenas cães.

Fotografia Pet Sao Paulo


A ONG abriga atualmente cerca de 900 cães…. sim, escrevi certo, são 900 cães! No entanto, esses números mudam diariamente à medida que alguns são adotados e novos animais aparecem todos os dias. Como mencionei anteriormente, este abrigo se parece mais com um santuário, assim dito, muitos cães são residentes e não serão adotados tão cedo, pois alguns estão em idade avançada, outros apresentam algum tipo de problemas de saúde ou de comportamento. Infelizmente, aos olhos do público, muitos destes animais não são aptos para adoção e mesmo assim eles não parecem se sentir tristes por não terem um lar para morar porque a AILA é o lar deles! Eu realmente senti a “vibe” de que eles amam viver lá e fiquei muito impressionada e feliz em ver como os cães têm uma vida legal neste abrigo!

Fotografia Pet Sao Paulo


Não foi muito difícil fotografá-los, eles eram muito calmos e até os filhotes sentaram bonitinhos para fazer uma foto em grupo. Bem, na verdade talvez tenha tido ou não algum tipo de trabalho envolvendo o Photoshop nesta imagem hehe (assista o tutorial de edição meu canal no YouTube: “Como trocar cabeças e olhos do pet no Photoshop.”)

Fotografia Pet Sao Paulo


Eu amei visitar esta ONG fantástica! A energia que eu senti lá foi tão boa que eu nem queria ir embora. Não é de admirar que alguns cães não queiram sair de lá também!

Fotografia Pet Sao Paulo
Alessandra Sawick, fotógrafa profissional de pets e fundadora do Aprenda Fotografia Pet.
Foto: Fernanda Cerioni

No geral, foi uma experiência maravilhosa, mas fotografar todos esses lindos cães foi a melhor parte do meu dia. É muito gratificante e importante fazer trabalho voluntário. Você faz ou já fez algum trabalho voluntário para os abrigos de animais da sua cidade? É uma maneira ótima para praticar a fotografia pet, aprender um pouco mais sobre o comportamento e personalidade de diferentes cães além de estar ajudando estes animaizinhos a encontrar um lar.

Segundo a Heart Speak, uma organização internacional sem fim lucrativos que conta com um network de mais de 600 artistas, entre fotógrafos, designers e videomakers do mundo todo, uma foto profissional bonita dos pets ajuda com que eles sejam adotados mais rapidamente. Então ajude os abrigos de animais! Seja um fotógrafo voluntário!

Fotografia Pet Sao Paulo
Fotografia Pet Sao Paulo
Fotografia Pet Sao Paulo
Fotografia Pet Sao Paulo
Fotografia Pet Sao Paulo
Fotografia Pet Sao Paulo
Fotografia Pet Sao Paulo
Fotografia Pet Sao Paulo

Para finalizar, gostaria de agradecer a jornalista Ju Bannach, fundadora da FalaCão, por organizar este encontro entre mim e a AILA durante minha estadia em São Paulo. Gratidão! ❤

Fotografia Pet Sao Paulo


Agradeço também a Fernanda Cerioni, por ser minha assistente neste projeto de voluntariado. Nós lidamos com condições de iluminação muito desafiadoras, pois estávamos fotografando no meio do dia com iluminação muito dura, mas no final as fotos ficaram ótimas. Yay! Obrigado pela sua ajuda, minha querida amiga.

ernanda cerioni fotografia pet
Fernanda Cerioni – fotógrafa de pets


E se você se interessou pelo trabalho da Ong AILA e quer saber mais os serviços prestados por eles ou então gostaria de fazer alguma doação a este maravilhoso abrigo de animais, aqui estão o site e redes sociais deles:

Website: http://www.aila.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/ailaong/

Instagram: https://www.instagram.com/ailaong.oficial/

This image has an empty alt attribute; its file name is Aprenda-Fotografia-Pet-Círculo-1015x1024.png

Alessandra Sawick é uma fotógrafa brasileira de Londrina, residente nos Estados Unidos há 20 anos. Estudou  Comunicação na William Paterson University, e fotografia no New York Photography Institute, se especializou em Fotografia Pet em Barcelona na Espanha pelo curso Barkelona Pet Photography Retreat. Ela também é certificada como Dog Behaviorist pela CATCH Academy for Dog Trainers e há  mais de 7 anos trabalha como fotógrafa em New York & New Jersey.

www.alessandrasawick.com